Resumo/Abstract/Zusammenfassung Kapitel H ZwIKSprache N. 7 (2025)
Três marcos na educação de surdos no Uruguai (oralismo, bilinguismo, plurilinguismo) através de documentos oficiais
Do Volume/aus dem Band: Fontes para outras histórias da educação dos surdos
Leonardo Peluso
DOI: https://doi.org/10.34806/9783946409090-h
Resumo:
O capítulo move-se entre o passado mais distante e aquele mais recente, bem como deixando-se suscitar pelo presente e, também, pelo futuro, tomando para análise três documentos: o Regulamento do Instituto Nacional de Surdos-Mudos, a Proposta de Educação Bilíngue para Surdos e as Progressões de Aprendizagem no Domínio Linguístico-discursivo para estudantes surdos. Tais documentos capitalizam as experiências na educação de surdos e podem ser considerados imprescindíveis para o estudo da história da educação de surdos no Uruguai. Mostra-se como o exercício historiográfico é sempre abertura a um mosaico de documentos.
Palavras-chave: Surdos no Uruguai; documentos oficiais; história da educação de surdos; práticas educacionais; multilinguismo.
Zusammenfassung:
Das Kapitel bewegt sich zwischen der ferneren und der jüngeren Vergangenheit, lässt sich aber auch von der Gegenwart und der Zukunft anregen, indem es drei Dokumente analysiert: Regulamento del Instituto Nacional de Sordo-Mudos [Ordnung des Nationalen Instituts für Gehörlose], a Propuesta para la Educación Bilingüe en el Sordo [Entwurf für eine bilinguale Gehörlosenbildung] e as Progresiones de Aprendizaje en el Dominio Lingüístico-discursivo para estudiantes sordos [Lernfortschritte im sprachlich-diskursiven Bereich für gehörlose Schüler]. Diese Dokumente stützen sich auf die Erfahrungen in der Gehörlosenbildung und können als wesentlich für die Erforschung der Geschichte der Gehörlosenbildung in Uruguay angesehen werden. Das zeigt, dass die geschichtswissenschaftliche Arbeit immer mit der Erschließung einer Vielzahl unterschiedlichster Dokumente verbunden ist.
Schlagwörter: Gehörlose in Uruguay; offizielle Dokumente; Geschichte der Gehörlosenerziehung; Erziehungspraktiken; Mehrsprachigkeit.
Abstract:
The chapter moves between the more distant past and the more recent, as well as allowing itself to be raised by the present and also by the future, considering three documents: Proposal of Bilingual Education for the Deaf and the Learning Programs in the Linguistic-Discursive Domain for deaf students. These documents wield experiences in deaf education and can be considered essential for studying the history of deaf education in Uruguay. It shows how the historiographical exercise is always an opening to a mosaic of documents.
Keywords: Deaf in Uruguay; official documents; history of deaf education; educational practices; multilingualism.
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Zitiervorschlag/Como citar este capítulo:
Peluso, Leonardo (2025): “Três marcos na educação de surdos no Uruguai (oralismo, bilinguismo, plurilinguismo) através de documentos oficiais“, in: Lima, Carlos Roberto de Oliveira/ Nascimento, Gabriel Silva Xavier/ Rodrigues, José Raimundo (Orgs.): Fontes para outras histórias da educação dos surdos. Zwickau: Westsächsische Hochschule Zwickau, Fakultät Angewandte Sprachen und Interkulturelle Kommunikation (ZwIKSprache; 7), p-p. ISBN: 978-3-946409-09-0. DOI: https://doi.org/10.34806/9783946409090-h